NIPT: você conhece este exame?

NIPT: você conhece este exame?

NIPT, sigla para teste pré-natal não-invasivo (do inglês, Non-Invasive Prenatal Testing), é um exame realizado através de uma amostra de sangue materno, no qual fragmentos do DNA fetal provenientes da placenta são analisados.

Nessa análise é feito o rastreio de alterações cromossômicas no feto; como por exemplo, a Síndrome de Down, a Síndrome de Patau, a Síndrome de Edwards, a síndrome DiGeorge e outras que afetam os cromossomos sexuais X e Y.

O teste não traz riscos para o bebê ou para a mãe, já que a amostra é obtida por meio de punção venosa, assim como nos exames de sangue de rotina, não havendo necessidade de coleta de líquido amniótico ou biópsia de vilosidade coriônica.

O NIPT pode ser feito a partir da nona semana de gravidez, com indicação e o aconselhamento de um especialista. No caso de gestação gemelar, o NIPT indica se os gêmeos são idênticos ou diferentes.

É importante lembrar que o NIPT não é um teste para diagnóstico, mas sim para rastreamento com uma alta sensibilidade, isto é, grande chance da doença estar presente quando o exame está alterado.

O benefício do exame está ligado a uma triagem pré-natal feita por especialistas experientes, sendo que seu desempenho deve ser combinado com outras modalidades de triagem, principalmente a ultrassonografia.

Ainda tem dúvidas sobre o NIPT? Entre em contato com nossas especialistas em Medicina Fetal.

 

Drª Andrea Betina Schmitt Palmieri, Especialista em Medicina Fetal: CRM 9820 e RQE 15841.

Drª Andrea Maria Andraus Dantas, Especialista em Medicina Fetal: CRM 12791 e RQE 13600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *