Uma grande dúvida das mamães é sobre a diferença entre os diversos exames de ultrassom que são realizados na gestação. Todo ultrassom que a gestante faz deve avaliar as medidas e o desenvolvimento e/ou formação do bebê.
As ultrassonografias morfológicas são mais detalhadas e têm períodos corretos para serem realizadas, pois são nestas semanas específicas da gestação que são calculados os riscos para cromossomopatias, síndromes genéticas e detectadas as malformações fetais. Diagnósticos feitos no pré-natal possibilitam o tratamento intrauterino (quando é possível), preparam os pais para lidarem corretamente com cada situação ou, ainda, permitem prever e planejar um tratamento imediato logo após o nascimento do bebê.
Uma ultrassonografia morfológica, feita por especialistas com experiência em medicina fetal, é de suma importância, uma vez que o exame pode detectar precocemente vários problemas como, por exemplo, Mielomeningocele, Anencefalia, Hidrocefalia, Hérnia Diafragmática, malformações renais, anomalias da face (como lábio leporino) ou anormalidades dos membros.
Então, fique atenta e não perca nenhuma ultrassonografia:
- Morfológica do 1º Trimestre: entre 12 e 14 semanas;
- Morfológica do 2º Trimestre: entre 20 e 24 semanas;
- Morfológica do 3º Trimestre: entre 28 e 32 semanas.
Drª Andrea Betina Schmitt Palmieri, Especialista em Medicina Fetal: CRM 9820 e RQE 15841.
Drª Andrea Maria Andraus Dantas, Especialista em Medicina Fetal: CRM 12791 e RQE 13600.
2 Comments
Qual a ultra indicada com 37semanas e 5 dias?
Oi, Sheila. Como vai? O ideal é sempre verificar com seu obstetra, mas geralmente fazemos obstétrico com Doppler nesta fase.